Projeto de Fábrica e Produto

Inovação: Adequação aos recursos locais
Inovação requer idéias. Boas idéias superam a falta de recursos. As necessidades promovem o incentivo e a ciência aplicada pode resultar em soluções verdadeiramente viáveis às condições locais.
Ver a solução original para melhorar as condições de saneamento para os moradores nas regiões de floresta úmida do Brasil.

Inovação: Quando o fracasso importa
Embora a Europa tenha contribuído com diversas inovações ainda em tempos recentes, as grandes empresas atuais são majoritariamente norte americanas. A capacidade de inovação existe nos dois continentes, mas a forma de encaminhar empreendimentos e, principalmente, em lidar com fracassos pode fazer diferença. 

Novas tecnologias, Novos riscos
O uso de celular e a condução concomitante de veículos sempre foi considerado uma condição de risco para acidentes. Novas tecnologias, como a projeção de imagens no para-brisa, ao tentar reduzir esse risco, podem estar na verdade aumentando as exigências de resposta rápida dos motoristas.

Cientistas criam novo tipo de plástico reciclável 'por acidente' 14/05/2014

Jonathan Webb

Nova variedade de plástico é leve e resistente
Pesquisadores americanos criaram por acidente uma nova variedade de plástico reciclável, segundo um estudo publicado na revistaScience.
A descoberta poderá ser usada para fazer peças rígidas e gelatinosas e aplicada na fabricação de carros, aviões e eletrônicos mais baratos e menos poluentes.
Jeanette Garcia, do centro de pesquisa da IBM em San Jose, nos Estados Unidos, descobriu o novo tipo de plástico ao esquecer de incluir um dos três componentes de uma reação química para produzir um tipo de plástico conhecido como "thermoset".
"Acabei com esse pedaço de plástico na mão e tinha que descobrir o que era", disse Garcia à BBC.
"A primeira coisa que fiz foi pesquisar a literatura científica para ver se isso já tinha sido feito antes, porque achava que sim já que se tratava de uma reação química bastante simples."
Por ser leve e resistente, o plástico "thermoset" é usado em carros modernos e aeronaves, muitas vezes misturado a fibras de carbono.
Mas nenhum tipo deste plástico podia ser reciclado - até agora.
A nova variedade pode ser dissolvida em ácido, o que a reverte a seus componentes originais, que podem ser reutilizados.

Potencial inovador

"Seu potencial é enorme", disse Charl Faul, químico de materiais da Universidade de Bristol.
James Hendrick, que chefiava a pesquisa feita na IBM, explica que uma peça feita com este plástico poderá ser facilmente reparada ou reciclada em vez de ser jogada fora quando sofrer algum dano ou terminar sua vida útil.
"Isso nos permitirá economizar muito dinheiro e diminuir o desperdício", disse Hendrick.
O cientista ainda prevê usos inovadores para o novo material: "Ainda estamos descobrindo suas propriedades, mas, sempre que um novo polímero é descoberto, isso leva uma série de novos materiais."


Mão de obra, inovação e os fatores de competição



Envio dos Trabalhos
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Notas do 1o Bimestre 2012

Calendário de Atividades para o 1o semestre 2012


Steve Jobs (1955-2011)
Embora a 3M e a GE sejam empresas líderes na proposição e implementação de inovações, a Apple ganhou um destaque inusitado nessa área. Em grande parte, esse fato deve-se ao carisma e  à capacidade de lidar com espectiativas do seu fundador. A história de S. Jobs guarda estreito paralelo com a história de T. Edison (1847-1931). Ambos representaram ideais da cultura americana, nao apenas enquanto self-made, mas pelas características da liderança de iniciativas voltadas ao mercado. Ambos souberam combinar desejos, criatividade e ciência de sua época, traduzindo forma e função. Veja resumo da biografia de S. Jobs em  http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/bio-s-jobs.pdf 
ou https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnNVBIQnlrM2VJVlk/edit?usp=sharing

Geração de inovação: Quando a necessidade alia-se a falta de recursos
O Brasil é um país pobre. Todavia, a carência de recursos materiais pode ser estímulo a geração de inovações graças a aplicação do conhecimento e das idéias. Veja exemplo de realizações no Instituto de Química da USP:

  A necessidade promove inovações de maneira sistemática em nosso país. Veja estudo de R. Boufleur em: http://limpezapublica.com.br/textos/aquestaodagambiarracorreto.pdf
 Inovação aberta
Empresas brasileiras procuram ser competitivas. Para tanto, buscam entre os universitários idéias e propostas de inovação e estão dispostas a pagar por elas. Esta pode ser também a forma de tornar o seu curriculum diferente e, portanto, mais competitivo. Veja detalhes em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/BLOG/apoioPFP/inovação aberta.pdf
ou https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnNlIzNFBiR1ZrSGM/edit?usp=sharing

Inovar ou conservar?
Propostas de novos produtos devem levar em conta que existe sempre um custo ao consumidor ao adotar novas interfaces de relação com os produtos. Exemplos nesse sentido são o uso de ícones como "lixeira" e "blocos de nota" nos programas atuais.Veja uma análise crítica em http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/BLOG/apoioPFP/inovação-conforto.pdf 
ou https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnTllLMGJRa0Z6b2s/edit?usp=sharing
Por outro lado, recursos inovadores podem ser adaptados para necessidades tradicionais, como o crescente mercado para aumentar a inclusão, tanto dos deficientes como dos idosos. Veja propostas inovadoras em http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/BLOG/apoioPFP/inovação-oculos.pdf . 
ou https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKneDFMQXhUNlFTeVU/edit?usp=sharing
Ou abaixo, como o telefone celular pode atender novas demandas específicas:

Programa de Aulas 2011
Acesse a programação das aulas e das avaliações em http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/PFPgrad/PFP-Engenharia de Produto-2011-programa-aluno.doc


Aplicativo para celular e melhoria da saúde
Deficiências oculares, envolvendo distúrbios refrativos, podem em grande parte ser corrigidas com uso de lentes adequadas. Presbiopia é um risco comum em pessoas maiores de 45 anos, dada a perda de elasticidade do cristalino. Veja como um estudante brasileiro no MIT desenvolveu um dispositivo barato para ser acoplado ao celular, permitindo a avaliação do distúrbio para indicar correção  em http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/PFPgrad/celelular-oftalmo.pdf
ou https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnclNwLU9fTEw5eEk/edit?usp=sharing 
Processo criativo e o Mimetismo
O processo criativo depende de pensamento lateral. Problemas atuais, com freqüência, contam com soluções consagradas em outras esferas do conhecimento, muitas das quais nos passam desapercebidas. A natureza proporciona soluções para problemas práticos, aperfeiçoadas ao longo de milhões de anos de evolução. Pensar lateralmente guiado pela biologia pode ser determinante para inovações na engenharia, veja http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/PFPgrad/biomimetica.pdf 
ou https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnTTFEelJsQm9xS0U/edit?usp=sharing
Processo criativo e o foco de atenção
Em grande parte por decorrência das crises econômicas, fomos acostumados ao exercício de foco de atenção para as rotinas de execução de tarefas. A lógica desta proposta está na otimização do uso de recursos escassos. Todavia, no processo criativo, este tipo de comportamento leva ao "nada do sempre o mesmo". Manter a atenção dispersa (tão combatida na educção infantil) pode ser a chave para se descobrir novos e inusitados caminhos. Veja artigo em:http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/PFPgrad/psicologia da atenção.pdf  ou  https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKndFcyRXpBMndZOVU/edit?usp=sharing

Atendimento do Plano de Ensino no 2o semestre de 2010 
Dentro do processo de reformulação da disciplina PFP, o 2o. semestre letivo de 2010 contará com 3 docentes para expor os 3 grandes grupos de conhecimento para projeto de fábrica, destacados no Plano de Ensino.
  1. Localização de fábrica e configuração de unidades produtivas. (Prof. Renato)
  2. Análise econômica de projetos (Prof. Maurício)
  3. Planejamento  e controle de execução de projetos (Prof. Valério)

Material de apoio para "localização de fábrica e configuração de UP" 
Além da bibliografia citada no Plano de Ensino, os alunos podem dispor de material atualizado disponível na rede. Para a Parte 1, sob minha responsabilidade, recomendo a consulta à apostila do Prof Camarotto, UFSCar, "Projeto de unidades produtivas" disponível em: http://www.simucad.dep.ufscar.br/ptbmain.html

Onde está o valor no produto? Idéias do ocidente e manufatura na China
O Iphone 4 da Apple é um produto mundial, não apenas nos seus aspectos de uso e consumo, mas também na estratégia de produção e fabricação adotada. Engenharia reversa no produto mostra onde de fato se encontra o valor agregado em cada fase da sua produção e consumo. Veja texto em:http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/PFPgrad/iphone-china.pdf
ou  https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnc0x4cGFBcTh6QUE/edit?usp=sharing

Como funciona o cérebro no processo criativo?
Tomografia por ressonância magnética mostra como o cérebro funciona durante um processo criativo. A neurofisiologia confirma alguns dos pressupostos da psicologia, como o pensamento lateral,  para estas situações em que o sujeito combina recursos e situações para um contexto particular.  Veja texto em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/PFPgrad/neurofisiologia-criatividade.pdf  ou  https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnTkNvUFEtblhLQUk/edit?usp=sharing

Só inspiração nao é suficiente, busque uma rede!
O processo de inovação depende nao apenas de momentos de pausa para o processamento de uma inspiração, mas sobretudo de conteúdos para proporcionar as conexões mentais necessárias. Steven Jonhson destaca a importância das redes sociais. Graças a elas, o indivíduo mantém-se próximo das necessidades de uma época, bem como das diferentes soluções disponíveis, possibilitando o "possível adjacente". Veja artigo em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097//Sem eureka.pdf 
ou https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnSDZBSDJ2WEtuVXc/edit?usp=sharing

Criatividade sem Limites
A publicidade, enquanto uma atividade de mercado altamente competitiva, valoriza de forma especial o ato criativo. Veja nos exemplos como esse processo funciona, ou o resultado insólito decorrente de se associar coisas comuns (embora estranhas entre si) do nosso dia a dia: http://www.boredpanda.com/