Iniciação Científica

Roteiro de Planejamento de Pesquisa Empírica
ver:http://www.science-projects.com/WhatNext.htm

Modelo de plano/desenho de Pesquisa
ver: https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnazkxTUJSN1JHbU0/view?usp=sharing
Ou trabalho completo: https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnZ0poYmswbzBSMFk/view?usp=sharing

Roteiro para redação de artigo com qualidade internacional
ver:https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnTlRnTTNqOTZNVjA/view?usp=sharing

Plágio é crime
Seja cuidadoso e organizado na sua pesquisa, mas, sobretudo, seja honesto. Copiar trechos escritos por outras pessoas e intitular-se autor é plágio e plágio é crime. Se é fácil para o plagiador achar textos na web, também é facil se descobrir da mesma forma. Plágio é inaceitável. Ver a posição da capes em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097//OrientacoesCapes_CombateAoPlagio.pdf  ou mirror: https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKneDlIdERISnowWlU/edit?usp=sharinge da OAB em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097//CombatePlagio Documento OAB.pdf ou mirror: https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnbktNR091VW1DV1E/edit?usp=sharing


Como Planejar uma Pesquisa
Veja um roteiro para planejamento de pesquisa em http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/My Documents/Apres PESQUISAS/Roteiro FEBRACE-USP.pdf
Ou mirror: https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnaUFNV2FvT1ZZMVE/edit?usp=sharing

Como Organizar a sua Pesquisa (fichas)
Procure anotar tudo que acontece quando você faz coleta de dados. Use um "diário de bordo" e faça fichas das suas leituras. Veja modelo em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/My Documents/Apres PESQUISAS/modelo de ficha bibliografica.gif
Ou mirror:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnZG43aE1SUWpnYkk/edit?usp=sharing


Como Orientar as suas Leituras
Conhecimento científico disponibiliza-se em fontes. Veja sugestão em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/My%20Documents/Apres%20PESQUISAS/comoFazerPesquisasBibliograficas.pdf
Ou mirror: https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnY0xxZlg2NlNmWlE/edit?usp=sharing


Como Redigir um Trabalho Científico
O primeiro passo é escrever bem. Escrever bem requer prática (muita leitura e muita escrita) e alguma técnica. Especialistas fazem algumas recomendações. Por exemplo, as de S. Pinker (Harvard):
1-Um texto coerente é um objeto planejado, que acomoda diferentes demandas de clareza, precisão, concisão,. tom e cadência
2-Um bom texto começa com força. Não com um clichê ("desde o inicio dos tempos"), nem com banalidades ("recentemente, estudiosos têm estado cada vez mais preocupados"), mas com uma observação que provoque curiosidade
3-Insista no vocabulário com frescor e imagens concretas em vez de palavreado gasto e resumo abstrato
4-Neologismos (novas palavas) expõem a riqueza do idioma, compensando a perda de vocábulos e a erosão dos significados.
5-Para escapar do jargão, (palavra usada apenas por um grupo) precisamos de um retorno do mundo real. Mostre a um leitor comum e veja se ele entende o texto.
6-É importante retrabalhar cada frase antes de partir para a próxima e revisar o capitulo duas ou três vezes antes de mostrar a qualquer um.
7-Omita palavras desnecessárias. Brevidade é a alma da sagacidade e de muitas outras virtudes da escrita. Há muitas frases com obesidade mórbida, cheias de substantivos zumbis.
8-Evite clichês (lugar-comum) como uma praga. Nabokov foge deles ao descrever Lolita se sentando com "pernas escancaradas como uma estrela do mar"

Veja com guiar a redação do seu trabalho em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/My%20Documents/Apres%20PESQUISAS/pesq-roteiro2005-rev2.pdf
Ou mirror:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnemV1WmlGTF9mTzQ/edit?usp=sharing

ver roteiro de redação internacional em: https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnTlRnTTNqOTZNVjA/view?usp=sharing

Como Apresentar os Resultados de sua Pesquisa
Veja como preparar uma apresentação de 15 minutos em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/My Documents/Apres PESQUISAS/Apresentação em 15 minutos.pdf
ou mirror:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnV0l4a29kSk1DX2s/edit?usp=sharing

Como Melhorar a Qualidade da sua Apresentação
Veja exposição da teoria e da prática nas apresentações de audio visual em:  http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/My Documents/Apres PESQUISAS/ppt4-nepep.pdf
Veja a apresentação em streaming em: http://www.authorstream.com/Presentation/rochalieber-1437763-ppt5/
ou mirror: https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnRXRKX0NRazBpSFk/edit?usp=sharing 

Bibliografia recente para orientar exposições eletrônicas:


Duarte, Nancy , Slide-ology. Universo dos livros, 2010





Duarte, Nancy Ressonância. Alta books, 2012















Como Saber se o seu Trabalho Atende o Esperado
Faça uma simulação de avaliação do seu trabalho usando um roteiro de avaliador em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/My Documents/Apres PESQUISAS/Padrão de Avaliação do ENEGEP.pdf 
Ou mirror:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnMXpCMGxXYTFfRXc/edit?usp=sharing

Qual a diferença entre um relatório e um artigo científico ?
Um artigo científico é muito mais que a apresentação de resultados encontrados. Um artigo científico requer a exposição crítica, a inferência e a exposição do caminho para a ciência avançar. Veja porque propostas de artigos são rejeitadas, em especial a discussão dos autores em: http://www.rpts.tamu.edu/Courses/615/Readings/why%20referees%20reject%20manuscripts.pdf  ou http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097//why referees reject manuscripts.pdf 
Ou mirror: https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnd3JQTUp2UFBFNjQ/edit?usp=sharing

Formatando o trabalho acadêmico
A apresentação final do seu trabalho acadêmico deve obedecer uma formatação própria. Se for apresentado na unesp, siga a norma http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/BLOG/DIRETRIZES-2011.pdf 
Ou mirror:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnd3NZVDN0M3luZTA/edit?usp=sharing

Como saber se seu trabalho será aceito para publicação
A publicação de um artigo científico não depende apenas do seu conteúdo, mas requer antes de tudo uma boa adequação com os objetivos do periódico escolhido. Veja artigo analisando as razões de rejeição dos referees.

MCKERCHER, Bob et al.
Why referees reject manuscripts. 
Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 31, n. 4, p. 455-470, 2007.
This article presents the results of content analysis of 373 referees' reports of manuscripts submitted to 35 hospitality and tourism journals where rejection or major revision was recommended. Failed manuscripts had multiple shortcomings, with referees identifying an average of 6.2 deficiencies per article. The most common areas where referees found fault with manuscripts were methodology (74% of papers), failure to elucidate significance effectively (60%), poor writing style (58%) and a weak literature review (50%). The study concluded that communications' problems were more common than technical flaws.
Disp: http://www.feg.unesp.br/links/2011/WHY-REFEREES-REJECT.pdf